Pequenos negócios de MG adotam ESG sem conhecer o termo

Adoção de Práticas ESG por Pequenos Negócios em Minas Gerais

Conhecimento sobre ESG entre Pequenos Negócios

ESG (Environmental, Social, and Governance) é um conjunto de padrões para avaliar o quão sustentável e socialmente consciente é uma empresa. A pesquisa revela que o conhecimento sobre ESG ainda é limitado entre os pequenos negócios em Minas Gerais, mas a prática de ações relacionadas já é comum.

Segundo o estudo, o conceito ainda é pouco difundido entre os empreendedores: cerca de 67% afirmam que possuem conhecimento superficial ou inexistente sobre o tema. Apenas um terço diz que conhece e sabe o significado do termo.

Pontos importantes:

  • A maioria dos empreendedores tem conhecimento superficial ou inexistente sobre o termo ESG.
  • Um terço dos empreendedores conhece e sabe o significado de ESG.
  • Apesar do baixo conhecimento do termo, muitos já adotam práticas relacionadas a ESG.

Dimensão Ambiental: Práticas Comuns

A dimensão ambiental do ESG foca em como uma empresa impacta o meio ambiente. Pequenos negócios em Minas Gerais demonstram maior adesão a práticas ambientais, indicando uma crescente consciência ecológica e busca por eficiência.

A dimensão ambiental é a que concentra o maior percentual de empreendedores que afirmam aplicar boas práticas: a maioria já adota medidas para economia de energia (83%) e redução de uso de plástico (73%), além de iniciativas de reciclagem e reaproveitamento de materiais (60%) e economia de água (50%).

Pontos importantes:

  • A economia de energia é a prática mais adotada (83%).
  • A redução do uso de plástico também é uma prática comum (73%).
  • Iniciativas de reciclagem e reaproveitamento são adotadas por 60%.

Dimensão Social: Inclusão e Engajamento Comunitário

A dimensão social do ESG avalia o impacto da empresa nas pessoas e na comunidade. A pesquisa indica que pequenos negócios valorizam a diversidade e o engajamento com a comunidade local.

Em relação à perspectiva social, a maioria dos pequenos negócios (71%) se posicionam a favor da diversidade e inclusão, mais da metade (54%) tem práticas de voluntariado e doações e 59% afirmam que produzem ou apoiam eventos para a comunidade local.

Pontos importantes:

  • 71% dos pequenos negócios se posicionam a favor da diversidade e inclusão.
  • 54% têm práticas de voluntariado e doações.
  • 59% apoiam eventos para a comunidade local.

Dimensão de Governança: Canais de Comunicação

A governança no ESG refere-se à forma como uma empresa é dirigida e controlada. A existência de canais de comunicação para feedback demonstra uma preocupação com a transparência e a responsabilidade.

Pontos importantes:

  • 56% dos entrevistados possuem canais de comunicação para feedback.
  • Esses canais visam receber críticas, elogios e sugestões.
  • A existência desses canais promove a transparência e a melhoria contínua.

Importância da Responsabilidade Socioambiental

A responsabilidade socioambiental é a percepção da importância de uma empresa em mitigar os impactos negativos que causa no meio ambiente e na sociedade. A pesquisa demonstra que os empresários estão cada vez mais conscientes dessa responsabilidade.

Mais de 90% dos empreendedores entrevistados consideram importante (28%) ou muito importante (64%) que as empresas se responsabilizem pelos efeitos que causam no meio ambiente e na sociedade.

Pontos importantes:

  • Mais de 90% dos empreendedores consideram importante que as empresas se responsabilizem pelos seus impactos.
  • 62% priorizarão ações de redução de impacto ambiental nos próximos três anos.
  • Essa priorização indica uma mudança de mentalidade em direção à sustentabilidade.

Vantagens da Adoção de Práticas Sustentáveis

Adotar práticas sustentáveis traz diversas vantagens para os pequenos negócios, incluindo redução de custos, melhoria da imagem e sustentabilidade a longo prazo. Essas vantagens incentivam a adoção de práticas ESG.

Quando perguntados sobre as principais vantagens para as empresas que adotam práticas sustentáveis, 62% responderam a redução de custos operacionais (economia de energia, água ou materiais), 58% citaram a melhoria da imagem perante clientes e a sociedade e 54% apontaram a sustentabilidade do negócio a longo prazo.

Pontos importantes:

  • Redução de custos operacionais (62%) é a principal vantagem percebida.
  • Melhoria da imagem perante clientes e sociedade (58%) é outra vantagem importante.
  • A sustentabilidade do negócio a longo prazo (54%) também é valorizada.

Desafios na Adoção de Práticas Sustentáveis

Apesar dos benefícios, a adoção de práticas sustentáveis enfrenta desafios, como a falta de recursos financeiros e a dificuldade em conciliar ações de ESG com outras necessidades da empresa. Superar esses desafios é crucial para avançar na agenda ESG.

Pontos importantes:

  • A falta de recursos financeiros é o principal obstáculo (43%).
  • A dificuldade em conciliar ações de ESG com outras necessidades da empresa é outro desafio (33%).
  • Superar esses obstáculos requer apoio financeiro e capacitação.

Conclusão

A pesquisa do Sebrae Minas revela que, embora o conhecimento sobre ESG seja limitado entre os pequenos negócios, a adoção de práticas relacionadas está crescendo. As dimensões ambiental e social são as mais praticadas, e a responsabilidade socioambiental é valorizada. A falta de recursos financeiros é um desafio a ser superado.

As práticas ambientais, sociais e de governança estão interligadas e, quando integradas, potencializam os resultados dos negócios. Como afirma Marcelo de Souza e Silva, presidente do CDS Minas, “As práticas ambientais contribuem para a eficiência e a reputação; as sociais fortalecem vínculos com colaboradores e comunidade; e as de governança garantem transparência e sustentabilidade. A integração dessas dimensões potencializa os resultados, fortalecendo os negócios frente às novas demandas de mercado e à crescente valorização de empresas comprometidas com práticas responsáveis.”

A tendência é que as práticas ESG se tornem cada vez mais importantes para os pequenos negócios, impulsionadas pela crescente conscientização dos consumidores e pela valorização de empresas responsáveis. O Sebrae Play oferece recursos para apoiar os empreendedores nessa jornada.

Artigo Anterior

Programa Brasil Mais Produtivo aumenta produtividade de MPEs

Próximo Artigo

Correios atendem aposentados do INSS por descontos indevidos

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se e receba nossas novidades

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas postagens diretamente no seu e-mail.
Notícias interessantes, zero spam ✨